sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jardim de Infância da Mendiga

Um agradecimento
 
As crianças do Jardim-de-infância de Mendiga, querem agradecer publicamente a ajuda que tiveram na concretização do Projeto “Horta de Cheiros”. Esta ajuda veio por parte de vários intervenientes:

A Junta de Freguesia de Mendiga logo de início se prontificou a assentar pedra de forma a tornar mais limpa e operacional a zona escolhida;

Os Viveiros do Arrimal, onde comprámos os nossos morangueiros e que amavelmente, na pessoa da D. Clarinda, nos ofereceram uma figueira, e parte da casca de pinheiro, pois a que compramos foi pouca !!!

É por tudo isto que vale a pena tentar, pois com pouco fizemos muito


 
 A “Horta de Cheiros” está a crescer, pois o carinho que lhe dedicamos é bastante, e de certeza que com o decorrer do tempo, irá ficar ainda mais bonita !!

P.S – Os morangos são ótimos, tão doces.
 
OBRIGADA
As crianças do jardim-de-infância de Mendiga

terça-feira, 28 de maio de 2013

Exposição de ET


Os alunos do 6ºA, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, realizaram trabalhos em madeira, cartolina e esferovite, que foram apresentados numa exposição, no dia 13 de Maio. Esta atividade foi desenvolvida fora do espaço escolar, isto é, em casa dos alunos. À medida que os alunos iam concluindo os trabalhos iam-nos trazendo para a escola.

          Esta exposição teve como objetivo alertar para uma maior utilização das energias renováveis.




Dia da Europa


Foi no dia 9 deste mês que se celebrou o Dia da Europa.

Para comemorar esta data, o Clube Europeu convidou alguns voluntários da Associação Vertigem para divulgarem os seus países: Turquia, Polónia e França.
 

Os alunos do clube que tiveram a honra de os conhecer e falar com eles sobre temáticas relacionadas com a cultura, língua, tradições…dos seus países.

Começou-se com uma receção no refeitório da escola, com alguns bolos, e seguidamente deu-se a conhecer aos nossos convidados o diretor da escola. Novamente para o primeiro sítio, onde tiraram-se algumas fotos e continuou-se com o convívio.

 
Mais tarde, na sala SP, os convidados apresentaram os países de origem, dando a conhecer a história, a cultura e alguns sítios a visitar.

 
Já no final ocorreu uma pequena demonstração de uma dança típica turca, em que houve participação de alguns dos alunos do clube.

Foi uma tarde bem passada, onde se enalteceu a diversidade cultural entre os países europeus.
                                                                        
Carolina Antunes e Cintia Lage

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O Clube no Expresso e na Lisgráfica





No passado dia 4 de abril, os elementos inscritos no Clube de Jornalismo foram até Lisboa, não apenas os da Escola Secundária, mas também os mais novos, da EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua, que já começam a despertar para a escrita jornalística.


Partimos às 8h:30, rumo à capital num ambiente de agradável convivência.


Por volta das 10 horas chegámos ao nosso destino - o Jornal Expresso, onde fomos recebidos pelo diretor da Revista que nos conduziu até uma sala. Aí explicou todo o processo que envolve a publicação de um jornal, tirou as dúvidas dos alunos e fez uma pequena visita guiada pelas instalações do Expresso – um espaço aberto onde os diretores dos vários cadernos, jornalistas, fotógrafos, editores de imagem e todos os outros intervenientes na elaboração do jornal interagem e realizam as suas tarefas diárias.


Ficámos a saber que este semanário é feito por partes, sendo a primeira delas a Revista que, por vezes, é começada com oito dias de antecedência, contrariamente à capa que é a última a ficar pronta. Muitas vezes tem acontecido a capa ser enviada para a gráfica durante a madrugada de sábado, dia em que sai o Expresso. A grande sustentabilidade provém da publicidade, embora não nos tenham falado em números, foi-nos dito que os anúncios que surgem na página direita da Revista ou do jornal são pagos a“preço de ouro”.


O Expresso tem apostado nas novas tecnologias e hoje além do site da net, também podemos adquirir o semanário no iPad e ter acesso a um infindável manancial de informação, vídeos…


No final da visita, a fome já apertava e, por isso, às 13 horas, dirigimo-nos ao Jardim dos Poetas onde tivemos um almoço agradável. Com falta de tempo e com muita pena acabámos por não conseguir visitar as diversas esculturas que lá se encontravam, mas, como não podia deixar de ser, não partimos sem tirar uma foto de grupo para recordar o momento.


Depois de almoço, como estava programado, fomos à Lisgráfica onde é impresso o Expresso e onde fomos recebidos pelo Eng. Nuno Raminhas, que nos fez a visita guiada e nos explicou os diferentes mecanismos da impressão. Observámos as diferentes fases de impressão, os tanques de tinta, o tamanho exagerado dos rolos de papel… Lamentavelmente as recordações da Lisgráfica ficaram apenas na nossa mente, uma vez que é política da empresa proibir a realização de qualquer registo fotográfico À saída, ofereceram aos alunos e professores algumas revistas de temas variados que, na verdade, nos entretiveram no caminho de volta a casa.


Mas não viemos logo para casa. As professoras acabaram por “ceder” às alunas do 10ºano que tanto “chatearam” e ainda fomos até Belém, onde uns foram em busca dos famosos pastéis de Belém e outros, que preferiram algo mais refrescante, foram até ao Mc’Donalds comer um gelado.


Já de estômago reconfortado, dirigimo-nos ao autocarro e regressámos a Porto de Mós.


Foi realmente um dia bem passado e certamente instrutivo para todos nós.


As alunas do 10º ano querem, sem dúvida alguma, repetir e esperam que para o ano haja mais. Aguardam, certamente, pela próxima visita!


Carolina Antunes, Cintia Lage, Mariana Pereira e Nádia Alves - 10º ano



Aqui vos deixamos a reportagem fotográfica da nossa visita.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Dr.António Villas-Boas e Dr. Manuel Vieira na ESPM

 
O final da tarde do passado dia 18 de abril foi diferente do habitual.
Em vez da saída apressada para os afazeres caseiros, as professoras de Português do 2º Ciclo (EB2 de Porto de Mós) , do 3º Ciclo e do Secundário (Porto de Mós) juntaram-se para participar num encontro com um dos autores do manual "Entre Palavras", Dr. Manuel Vieira.
Já no 1º período, o outro co-autor do mesmo manual, Dr. António Vilas-Boas, tinha estado na escola a desenvolver uma atividade de expressão escrita  e oral com os alunos durante 90 minutos. Também dedicou algum do seu tempo aos professores, abordando diversos temas do programa da disciplina. Desta vez o contacto foi  apenas com os professores a propósito do tema "Formação de Palavras" - um dos aspetos gramaticais que sofreu  alterações significativas com a introdução do Dicionário Terminológico.
Todas terminámos o dia de uma forma diferente e mais enriquecedora.
O nosso muito obrigada aos autores do manual "Entre Palavras", Dr. António Vilas-Boas e Dr. Manuel Vieira.
No final de cada encontro, entregámos aos autores uma pequena mas emblemática lembrança, gentilmente oferecida pela junta de Freguesia de S.Pedro a cujo Presidente, senhor José Carlos, também agradecemos.
 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

25 de Abril na Escola


Na semana do feriado do “25 de Abril” a área disciplinar de História, com a colaboração da área disciplinar de Educação Visual, organizou uma exposição alusiva ao dia, no átrio da escola. Nesta atividade participaram as turmas do 6º ano com cartazes e filmes relacionados com esta época. Também foi exposta uma farda em miniatura de um soldado da Revolução.

A turma do 6ºA desenhou e pintou um cravo gigante com frases escritas na aula de Língua Portuguesa, para relembrar a todos o fim da ditadura e o início da liberdade.

 Todos os alunos que visitaram a exposição, mostraram muito entusiasmo e interesse, porque recordaram conteúdos abordados na disciplina de História.




Vinda do Escritor à Escola

 


No dia 12 de Abril esteve nesta escola o escritor Nuno Matos Valente para apresentar o livro “A Ordem do Poço do Inferno”.

A sessão foi apresentada na Biblioteca da escola das 14h25 às 16h55 para todos os alunos do 6º ano.

No final houve uma sessão de autógrafos para os meninos e meninas que compraram o livro.

 




   

Interescolas EMRC


            No dia 10 de abril, os alunos do 5ºD e do 5ºF partiram às 8h30min rumo à escola Rainha Santa Isabel na Carreira.

 Logo à chegada fomos convidados a tirar uma fotografia de grupo à entrada da escola. Assim que acabamos de tirar a foto seguimos para o ginásio onde ouvimos músicas, cantamos o grito da claque que tínhamos preparado e de seguida fomos participar no peddy paper.

Por volta da uma da tarde fomos almoçar ao ar livre e depois ouvimos a banda «Achas Fixe», uma banda composta por 4 jovens da Carreira. Quando o concerto acabou, fizemos uma caminhada até à igreja. Houve lugar para um momento de silêncio e para uma pequena oração. Foi um dia pleno de encontros e cheio de emoção.