quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ida a Lisboa dos alunos do 9º ano



No passado dia 9 de janeiro de 2014 decorreu uma visita de estudo dos alunos do 9º ano de escolaridade a Lisboa e Cascais organizado pelo grupo de Português e Educação Visual.
Partimos da Escola Secundária de Porto de Mós, pelas 8.50 horas, estava um dia agradável, tendo em conta que estamos no Inverno. A viagem decorreu normalmente, sem nenhum problema, de modo que chegámos pelas 11 horas a Lisboa e, imediatamente, dirigimo-nos para o Mosteiro dos Jerónimos onde iria decorrer uma representação teatral, ao ar livre, num dos claustros  do Mosteiro. A peça representada foi o “Auto Barca do Inferno” de Gil Vicente.
Esta obra projeta-nos para a entrada no Céu ou no Inferno conformo o nosso comportamento na terra. Foi muito agradável ver a forma como os atores encarnavam os diferentes papéis principalmente o do Joane (o parvo), pela sua linguagem e  o do frade que sabia esgrima.
A interação dos atores com os espetadores/alunos foi muito divertida. Também deu para comparar com o desempenho das profissões de hoje e concluir que apesar de se passar em épocas tão distantes no tempo, os erros (corrupção, vivência dos membros do clero pouco de acordo com a ortodoxia da igreja católica…) continuam a repetir-se.
Durante a tarde visitámos dois museus situados junto ao Oceano Atlântico, em Cascais. Os edifícios foram mandados construir por um nobre inglês e mais tarde foram comprados por uma família de condes portugueses (Condes de Castro de Guimarães), que como não tiveram descendência deixaram os seus bens, como herança, à Câmara de Cascais que os tornou nos Museus que visitámos.
Durante a tarde também houve colegas que, em vez de irem aos museus atrás referidos, foram à Casa das Histórias onde se encontram algumas obras da artista plástica Paula Rego, principalmente as obras que se referem aos seus pesadelos.

A viagem de vinda foi calma, com muita animação dos alunos e o regresso deu-se por volta da 19.45 horas.


Guilherme Nunes
 

Exposição, 5 de outubro


 Antes do 5 de outubro de 1910 Portugal era governado por reis, a essa forma chamava-se monarquia.
Nos finais dos seculos XIX a maior parte da população achava que a monarquia não era a melhor solução para o país ser governado,
por isso a 5 de Outubro de 1910 foi proclamada  a República dos Paços do Concelho  em Lisboa. A importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado.
  A área disciplinar de História e Geografia de Portugal decidiu comemorar esse dia, realizando uma exposição no átrio da escola, com trabalhos elaborados pelos alunos das turmas dos 6º anos. Os alunos pesquisaram informação na Net e em livros e posteriormente realizaram trabalhos em cartolina. Esta atividade foi muito enriquecedora, porque permitiu relembrar factos marcantes da nossa História.


 Nota: Por motivos alheios ao jornal o artigo só agora pôde ser publicado.

Oferta de livros para Biblioteca Comunitária de Same, Timor

No dia 20 de janeiro, o professor bibliotecário, as professoras e a educadora titulares de turma dinamizaram uma atividade na Biblioteca Escolar de Fonte do Oleiro, no âmbito do projeto «Uma Biblioteca Comunitária para Same».
O Agrupamento de Escolas de Porto de Mós é uma das instituições apoiantes deste projeto, cujo objetivo é a recolha de livros em bom estado e outros materiais para instalar uma biblioteca nesta cidade timorense.
Para este projeto, o professor bibliotecário Carlos Alberto Silva escreveu uma história inspirada em várias lendas timorenses, que foi ilustrada e editada pelo ilustrador e designer Gémeo Luís. O livro foi publicado com o patrocínio de várias empresas da região e está a ser trocado pelos livros doados, em sessões semelhantes à que decorreu nesta escola.
A atividade baseou-se no conto de diversas histórias da tradição oral timorense, na divulgação de informações sobre este país e culminou com a participação de todos os alunos a doarem um ou mais livros que, em troca, receberam o referido livro.
                                                                                               
O corpo docente da EB1 e JI de Fonte do Oleiro


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Parlamento dos Jovens

No dia 14 de janeiro de 2014 decorreram, na Escola Secundária de Porto de Mós, as eleições para a lista do Parlamento dos Jovens. Apresentaram-se duas listas - uma do ensino básico e outra do ensino secundário.
 Os alunos mostraram-se bastante decididos quanto à sua escolha, votando na lista que lhes parecia mais competente para representar a nossa escola no Parlamento.
No final das votações, saiu vencedora a lista A do ensino básico, uma vez que só havia uma lista. Já no ensino secundário, os vencedores foram a lista B com um total de noventa e um votos.
Os nossos alunos têm representado, exemplarmente, na Assembleia da Republica a escola em anos anteriores.
 Este é um ótimo projeto para os alunos, pois assim  podem expor as suas ideias e darem a sua opinião sobre os temas propostos.
A próxima fase deste projeto é a nível distrital.
Desejamos boa sorte aos nossos colegas.


Nádia Alves e Mariana Pereira

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dia Mundial da Alimentação

A propósito da celebração do dia da alimentação a 16 de outubro de 2013, os alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde elaboraram um inquérito à população escolar sobre os respetivos hábitos alimentares.  
Os formandos procederam a um levantamento estatístico com base nas respostas dos estudantes, com o objetivo de consciencializá-los sobre questões de nutrição e alimentação.
Deste modo concluiu-se que todos os envolvidos tomavam o pequeno- almoço quer na escola ou em casa, e que uma grande percentagem optava pelo lanche da manhã e almoçava na cantina.
A turma do 11º ano do mesmo curso também participou na atividade alusiva à data e contemplaram a comunidade educativa com a apresentação de uma roda dos alimentos ao vivo, exposta no pavilhão principal da instituição, juntamente com a apresentação elaborada pelos alunos do 12º ano, dos dados recolhidos no inquérito e algumas sugestões sobre o que é uma alimentação saudável.
Em suma, o objetivo do Dia Mundial da Alimentação incide principalmente no alerta para a necessidade de ter uma alimentação equilibrada e variada, pois é um dos pilares fundamentais para ter uma Vida com Saúde. A Escola Secundária de Porto de Mós não podia deixar de assinalar este dia e relembrar a todos a importância da alimentação.

Maitê Furtado

Festa de Natal na Nossa Escola

No dia treze de dezembro, pelas dezanove horas, iniciou-se a festa de Natal na EB2.Dr.Manuel de Oliveira Perpétua, organizada pela Associação de Pais. O átrio da escola foi decorado com elementos natalícios , preparados  pelos grupos de E.T.  e E.V. ,dos quais se destacam a árvore de Natal e as estrelas feitas com a  reutilização de papéis, criando assim um ambiente festivo. O ginásio, lugar onde decorreu o espetáculo, também foi belamente decorado com estrelas e flocos de neve  em papel. Antes da festa, pais de alunos assaram o porco no espeto no parque de estacionamento. Depois, pelas dezanove horas , os pais dos alunos começaram a chegar à escola e dirigiram-se à cantina, para comer bifanas, sopa  ( de peixe, caldo verde, sopa da pedra…) e variadas sobremesas confecionadas pelas mães dos alunos. Após degustarem estas iguarias , encaminharam-se para o ginásio para assistir ao espetáculo que se iniciou com a presença do diretor do agrupamento, fazendo um discurso para toda a comunidade. Todos os presentes puderam assistir a uma peça de teatro, danças (hip pop, ballet …), recitação de poesia, orquestra de cordas, coro do grupo de  Inglês e músicas  selecionadas  e preparadas. pelo grupo de Educação e Clube Musical.


Durante a festa, foi decorrendo um sorteio  através de cartas. Na parte final  realizou-se  o sorteio das rifas, apresentado pelo Subdiretor do Agrupamento, pela Coordenadora do Estabelecimento  e  por alguns alunos. Esta atividade  foi  do agrado de todos, tendo proporcionado uma agradável confraternização.                                  
Aqui ficam os agradecimentos à Câmara Municipal de Porto de Mós e aos seus funcionários que montaram o palco; à  Junta de Freguesia de Porto de Mós, pelo apoio financeiro e miminho (chocolates) aos alunos; à EB 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, que cedeu o material de som; às  empresas que forneceram apoio financeiro, equipamentos e alimentação: Caixa de Crédito Agrícola de Porto de Mós,  café Tahu,  talho Pedro e Dinis,  empresa Sumol/compal,   padaria Coelho e  Restaurante Canto da Saudade; aos  patrocinadores dos prémios: Leiribike que ofereceu a bicicleta,  Intermarché de Porto de Mós, pelo cabaz de Natal, Narcicarlos, a Sportlive,  Artesanato98 e  Vinhos Cerejo; ao  Professor Alexandre, Diretor do Conservatório de Ourém, Fátima e Porto de Mós e aos professores do Conservatório; à Escola de Dança Diarte Dance e às suas professoras; aos professores da  escola EB2 que colaboraram e ensaiaram os alunos  e decoraram o espaço; aos funcionários da escola, que sempre estiveram disponíveis para ajudar; à Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento pelo seu incansável apoio ; aos pais e encarregados de educação que forneceram o porco, sopas, sobremesas, e à disponibilidade de todos  para abrilhantar a festa com as suas presenças. A todos, um grande obrigado.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Presépios em Família

 EB1/Jardim de Infância Tojal de Cima
 
 
Na sequência da iniciativa promovida pelo corpo docente do estabelecimento de ensino do Tojal de Cima, "Presépios em Família", foi pedida a colaboração dos pais/encarregados de educação para a realização de presépios em material reciclado. Viveu-se assim o espírito de Natal, procurando incentivar o envolvimento entre a escola/ família/comunidade. Os alunos mostraram-se entusiasmados e o empenhamento dos pais/encarregados de educação foi de louvar, dada a grande diversidade de presépios apresentados, nos mais diversos materiais e salienta-se ainda a grande criatividade de todos os participantes.
Os presépios ficaram expostos na escola até ao dia 20 de dezembro, seguindo para o Salão da Capela do Tojal de Cima, onde puderam ser admirados por toda a comunidade até ao dia 6 de janeiro.

 

O corpo docente