sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Dia Mundial da Liberdade

Aqui vos deixamos algumas imagens comemorativas do Dia Mundial da Liberdade que se celebra hoje. 




quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Ação de Formação em Voluntariado


No passado dia 9 de janeiro, no âmbito do Projeto Young VolunTeam, quarenta e oito alunos de EMRC do 11º e 12ºanos participaram numa Ação de Formação sobre “ Voluntariado e Empreendedorismo Social”.

A ação foi dinamizada pelas representantes do Projeto das Associações “Sair da Casca” e “Entrajuda”.

O Programa Young VolunTeam da Caixa Geral de Depósitos em parceria com a Sair da Casca e a Entrajuda e com a chancela da Direção Geral de Educação do MEC é dedicado a alunos do ensino secundário e tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade educativa para a prática do voluntariado como expressão de cidadania ativa. É importante realçar o valor desta prática para o desenvolvimento de competências nos jovens em diferentes eixos: inclusão social, educação, empreendedorismo, emprego e cidadania.

Foi uma tarde agradável de reflexão de uma temática interessante para a formação integral dos alunos enquanto cidadãos ativos e corresponsáveis.


O desafio agora é formar e ajudar a refletir os colegas mais novos sobre a temática.




quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Fernando Pessoa

Hoje visitámos o grande poeta Fernando Pessoa. 


Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em 1888, em Lisboa, aí morreu em 1935, e poucas vezes deixou a cidade em adulto, mas passou nove anos da sua infância em Durban, na colónia britânica da África do Sul, onde o seu padrasto era o cônsul Português.

 Pessoa, que tinha cinco anos quando o seu pai morreu de tuberculose, tornou-se num rapaz tímido e cheio de imaginação, e num estudante brilhante. Pouco depois de completar 17 anos, voltou a Lisboa para entrar no Curso Superior de Letras, que abandonou depois de dois anos, sem ter feito um único exame.

Publicou o seu primeiro ensaio de crítica literária em 1912, o primeiro texto de prosa criativa (um trecho do Livro do Desassossego) em 1913, e os primeiros poemas de adulto em 1914.

Vivendo por vezes com parentes, outras vezes em quartos alugados, Pessoa ganhava a vida fazendo traduções ocasionais e redação de cartas em inglês e francês para firmas portuguesas com negócios no estrangeiro.

Familiares de Pessoa descreveram-no como afetuoso e bem humorado, mas muito reservado. Ninguém fazia ideia de quão imenso e variado era o universo literário acumulado na grande arca onde ia guardando os seus escritos ao longo dos anos.

O conteúdo dessa arca – que hoje constitui o Espólio de Pessoa na Biblioteca Nacional de Lisboa – compreende mais de 25 mil folhas com poesia, peças de teatro, contos, filosofia, crítica literária, traduções, teoria linguística, textos políticos, horóscopos e outros textos sortidos, tanto dactilografados como escritos ou rabiscados ilegivelmente à mão, em Português, Inglês e Francês.

Pessoa escrevia em cadernos de notas, em folhas soltas, no verso de cartas, em anúncios e panfletos, no papel timbrado das firmas para as quais trabalhava e dos cafés que frequentava, em sobrescritos, em sobras de papel e nas margens dos seus textos antigos. Para aumentar a confusão, escreveu sob dezenas de nomes, uma prática que começou na infância. Chamou heterónimos aos mais importantes destes «outros eus», dotando-os de biografias, características físicas, personalidades, visões políticas, atitudes religiosas e actividades literárias próprias. Algumas das mais memoráveis obras de Pessoa escritas em Português foram por ele atribuídas aos três principais heterónimos poéticos – Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos – e ao «semi-heterónimo» Bernardo Soares.


Hoje, mais de setenta e cinco anos após a morte de Pessoa, o seu vasto mundo literário ainda não está completamente inventariado pelos estudiosos, e uma importante parte das suas obras em prosa continua à espera de ser publicada.


Deixamos aqui dois dos poemas que nos encantaram, esperamos despertar-vos assim a curiosidade para a leitura deste marco da literatura portuguesa.


Não sei quantas almas tenho

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,


Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.


Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: “Fui eu?”
Deus sabe, porque o escreveu.


                 
                    Fernando Pessoa




Todas as cartas de amor…

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.


Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.


As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.


Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.


Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.


A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.


(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)



Fernando Pessoa



quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dia de Reis / Cabalgata de Reyes



O Dia de Reis é um dos feriados mais significativos de Espanha, em especial para as crianças. Dando início às celebrações da festividade, no dia 5 de janeiro, ocorrem um pouco por todo o país as tradicionais cabalgatas. Nestes cortejos, três figurantes encarnam o papel dos Reis Magos e desfilam pelas ruas, oferecendo caramelos às crianças que, juntamente com os seus pais, assistem aos desfiles.
De modo a que os nossos alunos vivenciassem um pouco esta tradição, foi organizada uma cabalgata de reyes muito especial, que contou com a participação de alunos de Língua Estrangeira II - Espanhol, que desempenharam o papel de Reis Magos e de Estrelas. Deslocando-se às salas de aula das turmas de Espanhol, mas não só, os Reis foram distribuindo caramelos, bem como o carbón de reyes, aos alunos, segundo as indicações dos professores que estavam nas salas com as turmas. De acordo com a tradição espanhola, os alunos bem-comportados receberam caramelos e os mais “reguilas” o carvão dos reis.

Deste modo, pretendeu-se que esta atividade, para além de lúdica, fosse, igualmente, pedagógica, no sentido de incutir nos alunos a importância de adotar um bom comportamento ao longo do ano. Visto que os alunos foram interagindo recorrendo à língua castelhana, este momento permitiu, também, a consolidação de conteúdos abordados nas aulas de Espanhol

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Árvore de Natal 2014



A nossa árvore de Natal resultou da montagem do conjunto de trabalhos realizados pelo 9º ano e ainda dos trabalhos realizados pelo 8ºA e 8ºD. As decorações (cubos) foram realizados pelo 7ºA.



Um Agrupamento Solidário



Mais uma vez, a comunidade escolar de 3 estabelecimentos de ensino (Secundária de Porto de Mós, Secundária de Mira de Aire e EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua) do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós mostrou ser solidária, atenta aos outros e disponível para a partilha.
Dinamizada pelos alunos de EMRC do 12º ano e contando com o apoio de professores, Coordenadores de Estabelecimentos e outros intervenientes foi levada a cabo a Campanha Solidária 2014, com a recolha de alimentos para serem depois distribuídos na Loja Social do Município do Porto de Mós. Graças ao empenho e à generosidade de todos foram recolhidos 550 produtos alimentares.
Também este ano nos juntámos ao projeto solidário das Estrelas de Natal da Associação Make-A-Wish Portugal e possibilitámos a realização de desejos a crianças e jovens dos 3 aos 18 anos que sofrem de doenças graves. Podem ser vistas na página do Facebbok da Associação Make-A-Wish as nossas decorações de natal feitas com as estrelas que cada um adquiriu.

Neste âmbito da solidariedade e do voluntariado aderimos a um projeto de voluntariado Young Volun Team que nos vai possibilitar ter formação nesta área e possibilitar a reflexão e formação na área do voluntariado e empreendedorismo social aos alunos mais novos do Agrupamento. Pode ser visita a nossa página no facebook que vai dando conta das nossas atividades e projetos:  YVT Ser+ Dar+ https://www.facebook.com/groups/619638478141166/.










Os artistas do Curso Técnico Profissional de Multimédia

Os alunos do 1º (10º) ano deste Curso Profissional colocaram em prática técnicas aprendidas nas aulas e criaram os Postais de Natal do Agrupamento.











Histórias de Arrepiar


            Realizou-se do dia 31 de outubro, pelas 21 horas, na Ecoteca de Porto de Mós mais uma sessão das “Histórias de Arrepiar”.
            A sala estava decorada a preceito com os trabalhos realizados pelos alunos da escola e muitos dos participantes vestiram-se com fatos alusivos à temática.
            Esta atividade, organizada pela EB1 de Porto de Mós em parceria com a Biblioteca do Agrupamento de Escolas, contou com a participação especial da escritora Margarida Almeida que nos presenteou com os seus belos contos e poemas. Estiveram também presentes, outros contadores de histórias: o professor Carlos Silva, professora Isabel Jorge e a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 de Porto de Mós.
            A Associação de Pais e Encarregados de Educação colocou à disposição de todos, no bar, café da avó e bolos.
            Também houve uma recolha de ração para cães e gatos para doar a uma Instituição e por cada saco oferecido, a escritora deu um livro da sua autoria, autografado.
            Foi uma noite divertida!

              Alunos da Turma 5 – 3.º Ano














Palavras Andarilhas


 No dia 2 de dezembro, os alunos da EB1 de Porto de Mós, participaram numa estafeta de contos integrada no projeto “Palavras Andarilhas” promovido pela Câmara Municipal de Beja e que teve início no final de agosto.
            Durante um ano, uma mala percorre o país com o objetivo de promover o conto partilhado.
            Agora chegou a vez de Porto de Mós, pela mão do professor bibliotecário Carlos Silva que recebeu a mala da escritora e contadora de estórias Natércia Inácio em representação da Casa da Cultura de São Martinho do Porto.
            A sessão foi aberta com um texto de Álvaro de Magalhães e todos os presentes assistiram ao conto de várias histórias pela contadora de estórias Natércia Inácio e pelo professor Carlos Silva que terá, agora, a tarefa de  entregar a mala em Leiria.

            E assim as “Palavras Andarilhas” irão de “mão em mão” à procura de muitos meninos e meninas por esse país fora.






            

Magusto na EB1 de Porto de Mós


            No dia 11 de novembro, comemorou-se o dia de São Martinho na EB1 de Porto de Mós.
            Foi feito um magusto, no recreio da escola, para os alunos da escola e jardim de infância, assistentes operacionais, professoras e educadoras.
            Comeram-se castanhas quentinhas e bebeu-se sumo de laranja e groselha.
            Neste dia choveu muito e não apareceu o sol como é hábito.


Alunos da turma 5 – 3.º Ano