quinta-feira, 2 de junho de 2016

Visita de estudo de Português do 12º ano



Partimos de Porto de Mós em direção a Lisboa no dia 24 de maio de 2016. A propósito do programa de Português de 12º ano, fomos nesta visita de estudo com o intuito de ver a obra “O Memorial do Convento” de José Saramago interpretada pelo grupo “ÉTER” e conhecer a última casa onde  Fernando Pessoa viveu, conhecida hoje como Casa Fernando Pessoa.

A primeira paragem foi na Casa dos Bicos, também conhecida por “Fundação de José Saramago”. Pudemos andar pela Casa e conhecê-la antes da peça de teatro começar. Fomos surpreendidos porque, após nos sentarmos nas escadas, a pedido dos professores, apareceram dois atores para nos introduzir na história. Subimos até a uma sala de espetáculos improvisada, que tinha o cenário coberto por um pano branco, e assim se deu início à representação. Com um excelente desempenho por parte dos atores e uma boa adaptação de texto narrativo para texto dramático, pudemos ficar a perceber melhor a obra e a gostar mais da mesma. Achei benéfico para quem não tinha compreendido bem o enredo ou até mesmo para quem não o tinha apreciado na altura em que teve de o ler.

A hora de almoço passou-se no Rossio. Embora o dia tenha começado chuvoso, por sorte, pela hora do almoço já estava bom tempo e pudemos apreciar o almoço ao ar livre, tal como tirar fotografias à paisagem bonita.

Dirigimo-nos de autocarro para a casa de Fernando Pessoa, na zona da Estrela. A totalidade de alunos de Porto de Mós e Mira d’Aire foi dividida em dois grupos, cada uma com um guia. Basicamente tivemos acesso às diferentes zonas da casa e uma explicação acerca das obras de Fernando Pessoa e da vida pessoal do poeta e escritor. A parte mais interessante disto foi poder relacionar as obras com a personalidade de Fernando Pessoa. Ver que tudo tem uma razão, mesmo que seja subtil. Foi fascinante poder ver um bocadinho de como a mente de um génio funcionava e, certamente, isso aumentou o nosso interesse. No fim tivemos oportunidade de visitar a biblioteca, que continha exemplares de obras de Fernando Pessoa, bem como os diferentes estudos sobre ela, já para não falar dos manuscritos ou livros da biblioteca pessoal do poeta que ao longo da parte da tarde fomos podendo ver em vitrinas.

A visita terminou e voltámos para casa. Foi uma experiência enriquecedora e acho importante sair da sala e conhecer a razão pela qual estudamos. É o que me dá motivação.
 
 
 
 


Ana Filipa Almeida, 12º A

Escola Secundária de Porto de Mós

Sem comentários:

Enviar um comentário