sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O Carnaval na Nossa Escola



   No dia 4 de fevereiro, a  EB2 organizou um concurso de Carnaval com todas as turmas. O Diretor de Turma com os seus alunos escolheu um tema para o corso carnavalesco e cada aluno ficou responsável pela sua fantasia. Assim, a turma do 5º A mascarou-se de Obscuros,   5 ºB  Piratas, 5ºC Desportistas, 5ºD Lar de Idosos, 5ºE Futebolistas e Claque,  6ªA  Personagens de Filmes,  6ºB  Profissões, 6ºC Travestis , 6ºD Grafites e 6ºE  Góticos. No ultimo bloco da tarde , os alunos vestiram as fantasias e pintaram-se. Depois de preparados, foram até ao campo, local de encontro para o  desfile . A partir deste local todas as turmas começaram a desfilar por ordem alfabética, levando cada uma, um cartaz, não faltando  a música de carnaval para animar o  ambiente festivo. Foi um dia muito divertido, onde se pôde  dar asas à criatividade e mostrar a grande alegria  de todos.







terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Visita ao GIPS

    Visita de Estudo ao GIPS (Alcaria) 





A turma do décimo primeiro ano do Curso Profissional de Proteção Civil (turma B2) participou na visita de estudo ao GIPS  de Alcaria, no dia 27 de janeiro de 2016. 

 A atividade dinamizada pela formadora Rosa Santos, teve a colaboração do Comandante Rui Teixeira e da Primeira Sargento Preciosa Machado, que se disponibilizaram para a planificação da mesma.


No dia 4 de janeiro teve lugar uma reunião no GIPS, para apresentação dos objetivos e preparação da atividade. 
A chegada ao GIPS ocorreu às 13 horas e 45 minutos, onde o Comandante Rui Teixeira procedeu a uma apresentação e palestra sobre a criação, o funcionamento e as atividades/operações realizadas pelo GIPS.


Seguidamente, percorreram-se as instalações da Base de Alcaria, onde houve oportunidade de visualizar os diferentes espaços de trabalho e de repouso, assim como os meios de comunicação e de atuação utilizados pela Base.  No espaço exterior do edifício, com a colaboração da Sargento Preciosa Machado e de agentes ao serviço realizou-se uma demonstração pormenorizada dos equipamentos usados nas operações (viaturas, sistemas de comunicação, fardamentos, “ferramentas,” etc.).  A atividade correu muito bem, os alunos manifestaram interesse e satisfação, tendo participado, colocando dúvidas e interagindo com diferentes agentes.


 O regresso a Porto de Mós deu-se por volta das 16 horas e 30 minutos.

 Com esta visita pretendemos:

. Conhecer uma base de GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro)
. Constatar a importância do GIPS a nível da Proteção Civil.
. Visualizar o trabalho de ligação entre diferentes agentes de proteção civil
. Conhecer outros espaços a nível de organização e sistemas de emergência/segurança.
. Constatar a importância dos planos de segurança.
. Valorizar a pluridisciplinaridade da realidade.
. Reforçar a construção do sujeito participativo, autónomo e atuante
. Sensibilizar para atitudes/comportamentos de cidadania.

      Antes da visita, a docente Rosa Santos (Formação em Contexto de Trabalho em Ambiente Simulador) fez uma preparação e sensibilização para a mesma, com a apresentação dos locais a visitar, visualização de documentários, lecionação de conteúdos e realização de trabalho pesquisa.  Aquando da visita, os participantes mostraram-se sempre interessados e colaborativos, com a colocação de questões.

      Posteriormente, procedeu-se a um registo de aprendizagens e opinião num roteiro da viagem. Os discentes terão oportunidade de aplicar as aprendizagens nos trabalhos de diferentes disciplinas, assim como na sua formação em contexto de trabalho em ambiente simulador.
A professora acompanhante considera esta visita de estudo muito relevante para a formação profissional e pessoal dos alunos participantes.