Visita de Estudo ao GIPS (Alcaria)
A turma do décimo primeiro
ano do Curso Profissional de Proteção Civil (turma B2) participou na visita de
estudo ao GIPS de Alcaria, no dia 27 de
janeiro de 2016.
A atividade dinamizada pela formadora Rosa
Santos, teve a colaboração do Comandante Rui Teixeira e da Primeira Sargento
Preciosa Machado, que se disponibilizaram para a planificação da mesma.
No dia 4 de janeiro teve
lugar uma reunião no GIPS, para apresentação dos objetivos e preparação da
atividade.
A chegada ao GIPS ocorreu às
13 horas e 45 minutos, onde o Comandante Rui Teixeira procedeu a uma
apresentação e palestra sobre a criação, o funcionamento e as
atividades/operações realizadas pelo GIPS.
Seguidamente, percorreram-se
as instalações da Base de Alcaria, onde houve oportunidade de visualizar os
diferentes espaços de trabalho e de repouso, assim como os meios de comunicação
e de atuação utilizados pela Base. No
espaço exterior do edifício, com a colaboração da Sargento Preciosa Machado e
de agentes ao serviço realizou-se uma demonstração pormenorizada dos
equipamentos usados nas operações (viaturas, sistemas de comunicação, fardamentos,
“ferramentas,” etc.). A atividade correu
muito bem, os alunos manifestaram interesse e satisfação, tendo participado,
colocando dúvidas e interagindo com diferentes agentes.
O regresso a Porto de Mós deu-se por volta das 16 horas e 30 minutos.
Com esta visita pretendemos:
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Conhecer uma base de GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro)
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Constatar a importância do GIPS a nível da Proteção Civil
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Visualizar o trabalho de ligação entre diferentes agentes de proteção civil
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Conhecer outros espaços a nível de organização e sistemas de emergência/segurança.
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Constatar a importância dos planos de segurança.
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Valorizar a pluridisciplinaridade da realidade.
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Reforçar a construção do sujeito participativo, autónomo e atuante
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Sensibilizar para atitudes/comportamentos de cidadania.
Antes
da visita, a docente Rosa Santos (Formação em Contexto de Trabalho em Ambiente
Simulador) fez uma preparação e sensibilização para a mesma, com a apresentação
dos locais a visitar, visualização de documentários, lecionação de conteúdos e realização
de trabalho pesquisa. Aquando da visita,
os participantes mostraram-se sempre interessados e colaborativos, com a colocação
de questões.
Posteriormente, procedeu-se a um registo
de aprendizagens e opinião num roteiro da viagem. Os discentes terão oportunidade
de aplicar as aprendizagens nos trabalhos de diferentes disciplinas, assim como
na sua formação em contexto de trabalho em ambiente simulador.
A
professora acompanhante considera esta visita de estudo muito relevante para a
formação profissional e pessoal dos alunos participantes.