sexta-feira, 27 de maio de 2016

Visita de Estudo a Lisboa

 
Dia seis de abril realizou-se a visita de estudo do 6º ano a Lisboa, organizada pelo grupo de Português e H.G.P.
Saímos da escola por volta das 8.30 horas em direção a Lisboa, mais propriamente ao Colégio Pedro Arrufe, onde desfrutámos da visualização da peça de teatro “A Viagem de Ulisses” posta em cena pela companhia teatral Cultural Kids. Embora a peça se tenha afastado da obra “Ulisses” de Maria Alberta Menéres que tivemos a oportunidade de ler e interpretar nas aulas de Português, posso dizer que os atores tiveram uma excelente interpretação e ainda um contacto e uma relação quase direta com o público .  Porém os cenários e os figurinos eram banais e confusos, tornando assim a peça exagerada e incerta. Mas por outro lado, também deram à peça um lado emocionante e diversificado.
Posteriormente fomos para a Expo situada no Parque das Nações para almoçar. Tivemos a possibilidade de conviver e brincar uns com os outros, o que permitiu conhecermos melhor os nossos colegas.
De tarde, seguimos para a Praça do Comércio, uma das praças mais bonitas de Lisboa e carregada de momentos históricos, os quais pudemos observar na visita ao Lisboa Story Center.
A escola teve a oportunidade, durante essa visita, de conhecer melhor a história da cidade das sete colinas – Lisboa, nomeadamente sobre o terramoto de 1755 e a reconstrução da cidade depois do mesmo.
No fim da visita pudemos sentir a recriação do terramoto, o que agradou a grande parte dos elementos do grupo.
Regressamos a Porto de Mós, ainda muito entusiasmados com a visita de estudo e com um conhecimento geral ampliado.

Mariana Fonseca, 6ºC, nº 15
 








 

terça-feira, 24 de maio de 2016

Dia do Agrupamento na EB2 - Dr. Manuel de Oliveira Perpétua





Neste ano letivo, pela primeira vez, o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós comemorou no dia quinze de abril, o Dia do  Agrupamento, tendo este dia sido destinado a diversas atividades, envolvendo vários ciclos, desde a pré até ao  12º ano. A Escola Básica Dr. Manuel de Oliveira Perpétua calendarizou várias atividades que decorreram na parte da manhã e na parte da tarde, tendo sido convidadas turmas do 4º ano  para visitarem a escola. No período  da manhã foi feita a receção aos alunos do 4º ano (120 alunos) vindos do Arrimal, Mendiga, São Bento, Tojal, São Jorge, Pedreiras, Serro Ventoso, Alqueidão da Serra, Fonte do Oleiro e Porto de Mós. De tarde  vieram 60 alunos do Juncal, Calvaria, Casais Garridos e Cumeira .Estes alunos tiveram oportunidade de visitar a Sala de EV/ET com atividades de estampagem pelos sentidos, Laboratórios de Ciências (1e2 )onde decorreram experiências , Laboratório de  Música, participar no Dia Olímpico, na Corrida de Panquecas,  assistir a uma  Palestra sobre “25 Abril “e a uma Sessão de Cinema,  a um Momento Musical( música do Bidão) e a Encontros na Biblioteca. Os alunos foram acompanhados por guias,  que pertenciam às turmas dos quintos anos. Os restantes alunos dos quintos também participaram em várias atividades.    As turmas dos 6º anos dirigiram-se à Escola Secundária para assistir e participar nas atividades dinamizadas pelos professores/alunos da referida escola.  No final , foi entregue  um envelope pop up com rebuçados e frases redigidas por alguns alunos, relacionadas com  a EB2. Na Biblioteca, os alunos receberam marcadores coloridos com frases alusivas a este espaço. Todos os meninos e meninas adoraram estas belas surpresas. No regresso às suas escolinhas todos levaram no coração este espaço que tanto os encantou e emocionou!














Visita de Estudo a Coimbra



No dia oito de abril, realizou-se uma visita de estudo ao Jardim Botânico em Coimbra e ao Parque Zoológico em Montemor- o-Velho, destinada aos alunos dos 5º anos.
No Jardim Botânico os alunos tiveram a oportunidade de observar algumas árvores enormes como o Cedro do Japão, o Abeto da China, o Feijoeiro da Índia, a Figueira Trepadeira e a Figueira Estranguladora, entre outras.
A árvore Estranguladora foi umas das preferidas, porque tem um tronco muito grosso que permite tirar fotografias de todos  com as mãos dadas à volta dela. Depois de concluída esta visita, os alunos foram almoçar e desfrutar de uns momentos de convívio e brincadeira com os colegas.
Seguidamente, foram ao Europaradise  ( Parque Zoológico de Montemor- o-Velho) onde puderam apreciar  bonitos  animais : Tigres, Cágados, Guaxinim, Lémures, Avestruzes, Lamas, Zebras, Porcos do Vietname, Porcos  Espinhos, Gamos, Pavões, Elandes e Faisões. Os animais mais observados foram os Lémures-de-Colar-Vermelho, porque eles aproximavam-se dos alunos, faziam “truques”  e eram muito dóceis.
Foi um dia inesquecível e muito enriquecedor no âmbito das Ciências Naturais







Acolhimento de Peregrinos na nossa Escola



No dia vinte e quatro de abril, um grupo de peregrinos do Estoril com cerca de sessenta  pessoas que se dirigia a Fátima, pernoitou na escola EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. O responsável por esta peregrinação contactou esta  escola, uma vez que esta fica na rota, para saber da possibilidade de serem acolhidos por uma noite neste local. O pedido foi aceite, porque havia espaço disponível para este número de peregrinos. Na escola, estas pessoas puderam tomar banho, refeições e ocupar o seu tempo até ao momento de continuarem  a peregrinação.
No final, todos mostraram uma grande satisfação e agradecimento  pela excelente  receção e acolhimento.



 

 

 

 

 



No dia nove de março realizou-se a primeira fase - Fase Eliminatória do concurso DESAFIOS 2.º ciclo (II edição) que decorreu nas escolas do 2º ciclo. Participaram 1247 alunos do 2.º ciclo do distrito de Leiria.

  Este concurso é um projeto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do IPLeiria e da Associação de Professores de Matemática de Leiria, destinado à promoção da resolução de problemas de Matemática e orientado para os alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico do distrito de Leiria. O principal objetivo do projeto DESAFIOS é estimular os alunos para a aprendizagem da Matemática através da resolução de problemas e para a sua valorização enquanto ciência.

A escola Básica 2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua participou e todos os alunos  demonstraram muito interesse e empenho.

Estão de parabéns  os alunos Emanuel Pires (6ºA) e Mariana Fonseca (6ºC) por terem sido apurados para a final distrital que se realizou no dia quatro de maio às 15:00h na ESECS. Aguarda-se a publicação dos resultado finais.




quarta-feira, 18 de maio de 2016

Visita de estudo à “Casa do Futuro”

No passado dia 26 de abril, os alunos do curso profissional de Técnico de Multimédia do 11º ano, no âmbito das disciplinas Técnicas de Multimédia e Sistemas de Informação e os alunos do clube de jornalismo, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, nomeadamente ao Museu das Comunicações (Casa do Futuro) e à SIC (Sociedade Independente de Comunicação).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzYeZTYHeaTzsric7uIBzAr4zwlYdoBgSN5WKFL-YaMCTrYGz6I7uHqfrNPyOkYKdGqaCZnJriWvV7RPD69KQBY1oZgculXKY6lPiqXnwDDYjoynRjgP8dy64ANWolKZlbWND0f_s2EIU2/s320/vesic.png


Na parte da manhã, os alunos dirigiram-se ao Museu da Comunicações, onde foi proporcionado ao grupo, uma visita guiada à exposição “Casa do Futuro”.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4C78htVoCFrwyK3KTjkjwsbok9Gas8U3aiaT2GjsVx5QLjL1lcUApJMIWgkCtz-rK5SC-rsDyQvXiHBE29T-4XRpnE4xh-zYBoNPrJgH3PwUySX1XKFc5Dp7rSffBN3nCNeeWUqzpqvxp/s1600/vesic1.png


A guia, em primeiro lugar, deu as informações e regras da casa e de seguida apresentou a linha do tempo, desde a primeira casa em 1853 até à casa de 2003, que é a de Lisboa e contou a história da Casa do Futuro, até aos dias de hoje. A exposição vem reforçar a humanização das tecnologias com a apresentação e demonstração de que as tecnologias são um meio para trazer melhor qualidade de vida às pessoas, através do conceito de Cloud Computing (Computação na Nuvem).


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3aisL2x_4S1cFToH7s0k9FG0zPurxpxpVr9YP3gJ3x6gACQx8plOyRdFZh2QftpxiLXE-4Tcd2lotxTDSRU8LOMAtOUNW7aGAD1_3qbd9NWFYcMUyiI4i1nZX5UBJXAMP0a5RZKSQ3xWH/s1600/vesic2.png
Na parte da tarde, os alunos visitaram a SIC, onde tiveram a possibilidade de conhecer os estúdios de televisão e produção, proporcionando um contato direto aos formandos com uma das possíveis saídas profissionais. Os alunos visitaram os estúdios dos concursos “Queridas Manhãs” e “Grande Tarde” e os estúdios de informação. Ainda na SIC, o apresentador João Paulo Sousa, do programa “Curto Circuito“ da SIC Radical, desafiou os nossos alunos a participarem numa pequena gravação de 60 segundos para o programa, e estes abraçaram o convite com muito entusiasmo e animação. Este mini-vídeo foi, de imediato, partilhado no Twitter. 
Outro dos momentos a realçar, muito divertido pelo inesperado, foi a nossa "sessão de fotos" improvisada com o ator "Cifrão". Este foi muito simpático e disponível, tirando uma foto com cada fã.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgd88aN5SUc1W9X8Rn_GTJhM8Yo3j_9aFu7NCgCuIyOKSC-fTm82NQOkoyQFN3gAFHjLx6TkqS4Zxh3MV16vhomITnLVyC3Vni0AgUb2eKIvxvDBbarYuYZEmnR867KJV8apPNrng22tGOE/s320/vesic3.png
As professoras: Teresa Faria, Cristina Teixeira, Carolina Ângelo e Isabel Pascoal