terça-feira, 9 de maio de 2017

A vida há setenta anos

ENTREVISTA
                         
Nas aulas de Português, aprendemos como se faz uma entrevista. Como TPC, a professora pediu-nos que entrevistássemos uma pessoa importante a propósito de um determinado tema, Então, pensei numa pessoa com um estilo de vida diferente do nosso habitual e decidi entrevistar o meu avô materno, Inácio Cordeiro Duarte. O meu avô viveu toda a sua  vida no Chão das Pias e trabalhou sempre no campo.

P. Avô, em que ano nasceu?
R. Nasci em 1937, vou fazer 80 anos!

P. Antigamente havia mais ou menos pessoas, no Chão das Pias?
R. Antigamente moravam aqui muitas mais pessoas, talvez o dobro.

P. Como eram as condições de vida antigamente?
R. As pessoas eram mais simples, a alimentação mais saudável; à base de sopas, pouca carne e pouco peixe. As pessoas tinham menos roupas. As famílias eram mais numerosas. Não havia automóveis, as pessoas andavam de burro.

P. Como faziam as famílias numerosas para sobreviverem?
R. As crianças iam trabalhar desde cedo, para os campos. Muitas meninas foram “servir” para casas de pessoas mais abastadas, ganhando  apenas  a sua alimentação. As famílias com mais posses ajudavam os mais pobres.

P. Também a sua família passou necessidades?
R. Não, na minha casa, nunca passámos fome. O meu pai era de origens humildes, mas emigrou para o Brasil, quando ainda não tinha 17 anos. Voltou com trinta e tal anos e com algum dinheiro que investiu em terrenos. Também  emprestou algum dinheiro a juros.

P. Andou na escola?
R.  Eu andei três anos, mas a minha irmã não foi à escola, por ser a única rapariga naquele ano.

P- Obrigada, avô, por este tempinho que me dispensou.

Mafalda Rodrigues 5º A , nº 11

Sem comentários:

Enviar um comentário