terça-feira, 9 de maio de 2017

Visita de estudo a Santiago de Compostela



Às 7h30 da manhã do dia 3 de março, estávamos todos prontos para partir. Nós, os alunos do 9º ano, chegámos à Escola ansiosos por deixar Portugal e chegar a Espanha, Santiago de Compostela. Mas, para isso, ainda tínhamos muito que viajar.
A primeira terra que visitamos foi Valença do Minho, onde aproveitámos para almoçar. Esta vila do distrito de Viana do Castelo é um importante local de passagem dos “Caminhos de Santiago”. Valença é rodeada por muralhas e existem na região várias casas brasonadas, solares minhotos e pequenos palacetes.
A visita à Ilha de La Toja encheu os nossos telemóveis de fotografias. A Ilha galega conhecida pelas suas termas e balneários oferece-nos lindas paisagens marítimas e uma igreja dedicada a São Caralampio revestida a conchas.
Associada às termas, a fábrica de produtos cosméticos é conhecida pelo seu sabonete de cor negra e outros produtos que fazem as delícias dos visitantes.
A nossa estadia e jantar ocorreram no Hotel Scala, em Santiago de Compostela, onde ficámos a saber mais sobre a Galiza.
No dia seguinte, assistimos à missa e visitámos a Catedral de Santiago de Compostela, onde pudemos ver o tradicional Botafumeiro a funcionar.




Esta Catedral é um monumento de estilo românico, construída entre os anos de 1075 e 1128, durante a reconquista cristã. Esta é rodeada de quatro praças: Praça do Obradoiro, Praça da Acibecharia, Praça das Pratarias e Praça da Quintana. Na cidade de Santiago, visitámos também outros monumentos, como o Pazo de Raxoi, o Colegio San Xerome, a Igreja de São Francisco de Assis e o Arco de Mazarelos.
De seguida, após o almoço no Hotel, iniciámos o regresso a Portugal, mas ainda com uma passagem em Santa Luzia, Viana do Castelo. As muitas casas senhoriais e palacetes encantaram-nos.
Subindo a Santa Luzia pudemos admirar melhor a cidade e a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, cuja construção se iniciou em 1903.
Após esta última paragem, regressámos finalmente a casa cansados e exaustos, mas satisfeitos e com vontade de regressar a Santiago de Compostela.

Daniela Franco – 9ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário