terça-feira, 13 de junho de 2017

Ecos da Matemática

No âmbito da disciplina de Matemática foi proposto aos alunos a atividade “Ecos da Matemática”. Esta consiste numa procura de associações à Matemática na área da literatura, música, entre outras.
Neste sentido apresenta-se mais um trabalho realizado por um grupo de alunos do décimo primeiro ano da Escola Secundária de Porto de Mós.



“Compro dois cachorros-quentes e degluto-os em meia dúzia de dentadas, e só nesse momento me apercebo de que não comi o dia inteiro, o que traz à memória o almoço – e o fiasco com Vanessa LeGrande.
Afinal, o que passou ali? Quero dizer, tens fama de seres irascível com os repórteres, mas aquilo não passou de uma cena muito amadorística, procuro mentalizar-me.
Estou apenas cansado, justifico. Sobrecarregado. Penso na digressão e parece que o terreno musgoso sob os meus pés se abre e começa a zumbir.
Sessenta e sete noites. Faço um esforço de mentalização. Sessenta e sete noites não são nada. Tento dividir o número, fracioná-lo, fazer algo para torná-lo mais pequeno, no entanto, nada é divisível por sessenta e sete em partes iguais. Então, começo a separá-lo. Catorze países, trinta e nove cidades. Algumas centenas de horas dentro de um autocarro de digressão. Contudo, a matemática só acelera o zumbido e começo a sentir vertigens. Agarro-me a um tronco de árvore e passo a mão pela casca, que me recorda o Oregon e, pelo menos, aproxima por instantes a terra.”

Forman, Gayle (2011). Espera por mim, Lisboa: Editoral Presença, 33-34pp.

Pesquisa realizada por:
§  Bruna Moleano nº6  11ºA
§  Carla Martinez nº7  11ºA
§  Carolina Matos nº9  11ºA
§  João Freitas nº17  11ºA
§  Margarida Girão nº18  11ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário