terça-feira, 24 de janeiro de 2017

CONCURSO “Presépios 2016-2017”



No âmbito da comemoração da época natalícia, os alunos de EMRC, de todas as turmas dos 5º e 6 anos da EB2, criaram  presépios para um concurso  e exposição  no átrio da escola, na última semana de aulas. Os alunos realizaram estes trabalhos com a colaboração dos pais. Foram utilizados apenas materiais reciclados. Esta iniciativa permitiu a todos entrar no espírito natalício. Para a atribuição de prémios, privilegiou-se a originalidade e criatividade. A cada um dos autores dos três melhores trabalhos foi atribuído um prémio. Os vencedores foram: Laura Ferreira ,6ºA- 1º lugar ;  Lara Vieira, 6ºA -2º lugar  e  Beatriz Conceição, 6ºA- 3º lugar.








terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Festa de Natal na E.B.2 Dr.M.O.P.


Neste ano letivo, à semelhança do ano anterior, realizou-se a festa de Natal na EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua, organizada pela Associação de Pais. Este evento decorreu pelas dezanove horas , no dia dezasseis de dezembro. O átrio da escola foi decorado com elementos natalícios , preparados  pelos grupos de E.T. e E.V. ,dos quais se destacam a árvore de Natal enfeitada com fitas feitas com a reutilização de cápsulas de café  e uma lareira em cartão com presépios, criando assim um ambiente festivo.O ginásio, lugar onde decorreu o espetáculo, também foi belamente decorado com estrelas feitas em vários tipos de materiais. Antes da festa, pais de alunos assaram o porco no espeto no parque de estacionamento. Depois, pelas dezanove horas ,os pais dos alunos começaram a chegar à escola e dirigiram-se à cantina, para comer bifanas, sopa e variadas sobremesas confecionadas pelas mães dos alunos. Após degustarem estas iguarias , puderam assistir no ginásio, com a presença da Coordenadora do Estabelecimento, a  peças de teatro, danças , recitação de poesia, músicas  selecionadas  e preparadas pelo grupo de Educação Musical e Clube de Música e ao Coro Juvenil das Turmas do Ensino Articulado do Agrupamento. Durante o espetáculo, foi decorrendo um sorteio através de cartas.Na parte final realizou-se o sorteio das rifas com a colaboração de elementos da Associação de Pais. Esta festa proporcionou uma agradável confraternização entre todos. Aqui fica o agradecimento a todos que contribuíram para  a realização e sucesso desta atividade e também àqueles que abrilhantaram a festa com a sua presença. 

As portas natalícias da EB2 MOP

Neste ano letivo, à semelhança do ano anterior, foi feita a decoração das portas das salas de aula pelos Diretores de Turma,  professores de EV e ET e alunos, espalhando –se assim por toda a escola o espírito Natalício. 

 













terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Ecos da Matemática

No âmbito da disciplina de Matemática foi proposto aos alunos a atividade “Ecos da Matemática”. Esta consiste numa procura de associações à Matemática na área da literatura, música, entre outras.
Neste sentido apresenta-se o segundo trabalho realizado por mais um grupo de alunos do décimo primeiro ano da Escola Secundária de Porto de Mós.


Uma Casa na Pradaria – Volume 2
Autor: Laura Ingalls Wilder
Publicações Europa América
Título: Uma Casa na Imensa Pradaria
Citação (retirada da página 78):
“Depois de pregar duas tábuas, o pai pôs–se em cima delas. Colocou e pregou mais duas tábuas , até ao topo das traves. A aresta de cada tábua ficava sobreposta na aresta da que estava por baixo. Em seguida recomeçou do outro lado da casa e colocou o telhado todo desse lado.”
Este livro conta a história de uma família, em 1860, que vive no território próximo de Wisconsin na América. Relata as adversidades que esta família de quatro membros atravessa nesta época. As guerras entre índios e colonos são muito frequentes obrigando a família a mudar-se constantemente, como tantas outras.
Esta citação marca o momento da chegada à grande pradaria, no território de Oclaoma, após uma recente mudança. Após a viagem, a família instala-se, iniciando-se a construção da casa.
Achámos interessante este excerto, introduzir o conceito de “aresta”, termo matemático. Por outro lado, a construção desta suposta casa implica o uso de diversos conceitos matemáticos, dos mais básicos a alguns mais complexos, tais como elementos de geometria e a posição relativa das tábuas de modo a proteger o interior da habitação da chuva. É evidente um pensamento matemático, embora elementar.

Trabalho elaborado por:
Andreia Pereira, nº2, Carolina Vitorino, nº8, Joana Alves, nº14 do 11ºA

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Cá estamos de novo

O tempo de férias é sempre muito bom. Durante este período de descanso pudemos optar por atividades desportivas, culturais, de lazer e de convívio. Destas destacamos: a celebração do Natal, no afã na compra dos presentes de Natal e na reunião com a família e os amigos; as festas de Ano Novo, na alegria de podermos tirar partido de um Novo Ano cheio de bons desejos e novas oportunidades; as conversas partilhadas pessoalmente ou através das redes sociais; visionamento de filmes e séries perdidas. Passou num instante. O que é bom passa depressa!
Eis-nos de regresso à escola. Que alegria revermos os nossos queridos amigos e professores.
Cheios de coragem enfrentamos as nossas metas de estudo e educação, para obtermos sucesso. Vai ser um período longo. Há que estudar e trabalhar.

Bom Ano de 2017 para todos.

Bruna Cordeiro, Diana Ferreira, Maria Louro e Mariana Fonseca.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Presépio Tecnológico


Os alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Multimédia em conjunto com a diretora de turma fizeram um presépio original.

Parabéns pelo resultado final que é surpreendente.


As portas natalícias



Pelo segundo ano consecutivo a proposta foi feita pelo Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós. 
Alunos e professores (diretores de turma, professores de Educação Visual/ Artes) empenharam-se e com entusiasmo, originalidade, criatividade e orgulho ornamentaram as portas das suas salas de aula.
Com materiais recicláveis a imaginação não faltou.

A escola vestiu-se de cores!





Exposições









Estiveram  patentes no átrio do pavilhão principal da escola  sede várias exposições no final do 1º período.

Trabalhos realizados pelos alunos do 7º ano subordinados ao tema “Pré-História”, arranjos de Natal e presépios.