terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Celebrando o dia de S. Valentim

Trabalhos das escolas de Arrimal, S. Bento e Mendiga realizados nas aulas de Inglês no dia de S. Valentim
Arrimal - 3º ano
Valentine`s Day - EB S.Bento
Arrimal - 4º ano

EB Mendiga 

EB Mendiga

Vanlentine`s Day - EB S.Bento

Ida ao teatro ver “ A farsa de Inês Pereira “

A obra vicentina foi retomada pela companhia teatral “A Barraca”, nomeadamente a peça de teatro “A Farsa de Inês Pereira”. No dia 31/01/2017 um grupo de alunos do 10º ano de várias turmas, incluindo eu, foram ver essa peça de teatro.

Esta foi uma das turmas -10ºCPMMSAU
Durante uma hora e meia de teatro vicentino, no auditório “A Barraca” em Lisboa, foi representado um belo espetáculo. Vivenciar o Teatro de Gil Vicente é sempre uma experiência muito agradável, engraçada, mas também conduz à reflexão, pois o teatro de Gil Vicente tem sempre duras criticas à sociedade da época, mas também é criticada a sociedade atual, pois não houve assim tantas modificações em termos de pensamento. Um dos lemas da Obra Vicentina é “Ridendo castigat mores”, a rir se criticam os costumes e esta obra foi um belo exemplo disso. “A Farsa de Inês Pereira”, considerada uma das melhores peças de teatro de Gil Vicente e para alguns a melhor, é sem duvida uma peça de teatro excelente.
A peça de teatro em si tem uma história interessante, mas os atores também ajudaram. Foi uma peça teatral muito bem dramatizada, a encenadora desta peça foi Maria do Céu Guerra, houve uma fantástica interação com o público e sempre com comicidade. Inês era uma jovem que queria casar, porque estava farta de estar sempre em casa e presa, mas casou com o homem errado, um Escudeiro, que sabia ler, escrever, tocar viola, falava muito bem, o suposto homem ideal, mas que exercia violência doméstica sobre Inês. Inês vivia angustiada, muito pior do que quando estava solteira, mas, entretanto, o seu marido foi à guerra, desertou e foi morto por um pastor (belo cobarde!). O medo de Inês passara e ela estava livre, acordou para a realidade e casou com o homem que realmente gostava dela, um homem rico, camponês, que não sabia falar, muito saloio, mas que gostava dela mais do que tudo.
Esta experiência foi espetacular, importante para a compreensão do Teatro de um dos “grandes portugueses”. É realmente diferente ler um texto dramático e vê-lo ser dramatizado. É muito melhor ver a dramatização! Aconselho vivamente a assistência desta peça teatral, uma experiência a não perder!

“O Banquete Romano” e “As Refeições Muçulmanas”



Na última semana de janeiro, realizou-se  uma exposição na EB2 M.O.P subordinada ao tema: “O Banquete Romano” e  “As Refeições Muçulmanas”, envolvendo  os alunos dos quintos B,D e E .Esta atividade foi dinamizada pela docente de História. Os trabalhos foram  elaborados individualmente ou em grupo, com a orientação da professora e a colaboração de alguns encarregados de educação. Os alunos apresentaram trabalhos muito criativos e diversificados.

Esta exposição despertou  muito  interesse  e curiosidade em  todos aqueles que  a visitaram.














Apreciação Crítica à apresentação teatral da "Farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente

O desenvolvimento da nossa "veia artística" dá-se pela experiência enriquecedora de uma boa peça de arte.
Apenas podemos criticar algo que conhecemos por experiência.
A representação da peça vicentina, retomada pela companhia de teatro "A Barraca", foi deveras impressionante e inesperada.Tive a oportunidade de assistir à mesma no dia 31 de janeiro e, para surpresa minha, a suposta duração da peça (1h 30 min) não seria algo pensável dada a facilidade com que a entendemos e nos rimos da mesma.
O "cómico" é uma das grandes características inerentes à obra de Gil Vicente, que procura cativar o público procurando também diverti-lo com momentos de obscenidade considerados, naquele tempo, impróprios e inadequados.
A responsável pela encenação da peça "A Farsa de Inês Pereira", Maria do Céu Guerra, está, a meu ver, de parabéns pela simplicidade e facilidade com que uma peça, que outrora foi escrita, chegue hoje às populações mais jovens de modo a que estes saibam e conheçam os grandes dramaturgos portugueses.
Dou também os parabéns aos atores pelo notório e impressionante trabalho, bem como pelo profissionalismo para com o público.
Graças a eles, esta peça chegou até nós e abriu-nos portas a outras representações Vicentinas, entre outros, bem como alargou a nossa "veia artística".
A surpresa, o riso, o "suspense" e o mistério são exemplos de um misto de emoções transmitidos por Gil Vicente e que merecem continuar a ser transmitidos para que o que é "Bom Português", não se perca num véu de esquecimento.
  
                                                                                       Mª Inês Pimenta
                                                                                            Nº19  10ºA




Visita de estudo a Lisboa


No dia 27 de janeiro realizou-se a visita de estudo do 6º ano a Lisboa no âmbito das disciplinas de Português e História.
 Saímos da escola por volta das 8:30 e fomos até ao Lisbon Story Center, localizado no Terreiro do Paço, onde pudemos assistir a momentos históricos que aconteceram em Portugal e à sua evolução ao longo do tempo, dos quais destacamos o “Terramoto de 1755” e “o  25 de Abril”, tendo –nos sido facultado o contacto com  notícias da época. No final da visita ao Lisbon Story Center, pudemos observar a estátua equestre de D. José I e apreciar a beleza de uma das mais bonitas praças de Lisboa, a Praça do Comércio.
 De seguida, fomos até ao parque das Nações almoçar, onde tivemos a oportunidade de conviver e brincar uns com os outros, apesar da chuva que insistia em não nos deixar.
No fim do almoço seguimos caminho e dirigimo-nos para o Colégio Pedro Arrufe, onde desfrutamos da peça “Ulisses”. Apesar da peça se afastar um pouco da obra de Maria Alberta Menéres, foi muito divertida, tendo  a companhia teatral feito um ótimo trabalho, estando assim de parabéns.
 No final do dia, chegamos a Porto de Mós muito entusiasmados e com o conhecimento geral ampliado.









quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Visita de Estudo a Mafra




            
No passado dia 20 de janeiro, os alunos do 12º ano da Escola Secundária de Porto de Mós, acompanhados pelos seus professores, realizaram uma visita de estudo até à vila de Mafra.
            Pelo fim da manhã, chegados ao Convento de Mafra, os alunos puderam passear pela vila livremente e pelo Jardim do Cerco, almoçando em convívio nesse agradável parque.
            Seguiu-se então a representação teatral da obra «O Memorial do Convento», de José Saramago, fabulosamente interpretada pela Éter Produções, cuja finalidade era sensibilizá-los a terem uma perspetiva diferente da mesma.
            Ainda no contexto da obra, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Convento de Mafra, ficando a conhecer melhor alguns dos espaços relevantes na ação do «Memorial do Convento». Os guias convidaram os alunos à reflexão acerca das críticas de Saramago à sociedade do século XVIII, que se transpõem para a nossa atualidade.

            Adicionalmente, estavam presentes no claustro do Convento uma série de aves de rapina, com as quais puderam interagir e aprender mais sobre as suas espécies, o que proporcionou um momento bastante agradável.





          
















 Já o sol se punha, quando se despediram e agradeceram aos seus guias, aproveitando os últimos momentos para apreciar um dos mais emblemáticos e belos monumentos portugueses.




            Regressaram, assim, à Vila Forte, agora mais inspirados e motivados para o estudo da obra de Saramago.


                                         Gonçalo Ferraria e Luís Carreno, 12ºB

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Dia de São Valentim


Hoje é dia de São Valentim, mais conhecido por dia dos namorados . Esta é uma das datas mais comemoradas no mundo inteiro e nós não podíamos de deixar de a assinalar.
É um dia de alegria e festa em que há mais manifestações de amor e carinho entre os casais, e em que se trocam presentes.
Fomos investigar a origem desta data e deparamo-nos com algumas curiosidades.
Este dia é comemorado em memória de São Valentim, que viveu no tempo do imperador romano Cláudio II.Este  proibira os casamentos, por acreditar que os homens solteiros e sem responsabilidades familiares eram melhores soldados. Valentim opôs-se a essa decisão, concedendo as bênçãos matrimoniais a jovens noivos de forma clandestina.
A rebeldia do santo levou-o à prisão e ele acabou por ser decapitado no ano de 270. Durante o período em que esteve preso, Valentim ter-se-ia apaixonado por uma jovem, filha do carcereiro, com quem manteve um romance secreto. Reza ainda a  lenda que, antes da sua morte, o religioso lhe  escreveu uma mensagem em que assinou “do seu Valentim”, criando aquilo que se tornaria o primeiro cartão de dia dos namorados.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Educação Especial - E.B.2

Notícias da sala de Educação Especial da E.B.2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua

Na Escola do 2º ciclo Dr. Manuel de Oliveira Perpétua, os alunos da sala de Educação Especial trabalham e divertem-se bastante nos momentos mais lúdicos e de trabalho em grupo.

Toda a escola participou na atividade de escrever pequenas mensagens para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.


Construímos a nossa Árvore de Natal e o Presépio:




Em 2017, já temos atividades planeadas para que, os alunos contribuam para uma escola, cada vez mais multifacetada. Começamos por participar na exposição do 50 anos da CERCILEI:



 ATÉ BREVE!

Concurso “A Arca de Não É”





No final do 1º período, o grupo de Português da escola EB2 Dr. Manuel  Oliveira Perpétua, realizou uma atividade destinada  aos alunos dos 5º anos, que consistiu na leitura da obra “ A Arca de Não É “ de Miguel Neto e na apresentação de um trabalho escrito, tamanho A4, contendo um texto e ilustração . Cada concorrente teve de elaborar um texto sobre dois animais,  acompanhado de desenhos .Estes animais foram escolhidos pelos próprios alunos. Depois de concluídos, todos os trabalhos foram expostos nos placares da escola. Para a atribuição de prémios, teve-se em consideração os seguintes critérios:  a criatividade / originalidade, ortografia e o desenho. O trabalho  vencedor  foi  “ A Elevaca ”do aluno Ricardo Fino do 5ºE, ao qual foi atribuído um prémio ,o livro “ A Arca de Não É”.





sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017