terça-feira, 28 de março de 2017

Megas-Fase Distrital

  No dia 7 de março decorreu a Fase Distrital da Prova dos Megas, entre as  8.30 e 14.30, no estádio Municipal de Leiria. Esta atividade realizou-se no âmbito do Clube do Desporto Escolar. Participaram  os  alunos apurados dos 5º e 6º anos da EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua. Para esta competição, os  alunos foram acompanhados pelos respetivos professores de Educação Física. Destacou-se a boa participação do aluno Duarte Rodrigues do 6ºA  com um  3º lugar no Lançamento do Peso e da aluna Ludmila Rodrigues do 5º C também  com um  3º lugar  na Prova do KM. Todos os participantes estão de parabéns.





               
                       
          
          Megas – Fase Distrital

 Lançamento do peso
                   3ª Classificada:                           Ludmila Rodrigues
      Km
                     3ºClassificado:                  Duarte Rodrigues

        Parabéns a todos os participantes 


  

Olimpíadas de Português - EB2


No dia 3 de março, realizaram-se as Olimpíadas de Português no anfiteatro da EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua,“ dinamizadas pelo grupo de Português e Raiz Editora. Participaram nesta atividade todas as turmas dos 5º anos, previamente divididas em grupos, aos quais foram atribuídos nomes.  As turmas B,C,E iniciaram as Olimpíadas às  8.30 e as  turmas  A e D às  10.20. O  representante da Raiz Editora  projetou as questões para que cada grupo  respondesse  na sua vez .No final da prova das turmas A e D, estavam dois grupos  empatados, tendo-se  recorrido à “morte súbita”, saindo vencedor o grupo “Os leitores  visionários” do 5ºD. A equipa “Os pontos finais “ do 5ºB ,foi a vencedora das turmas B, C e E. Os grupos com as melhores pontuações das turmas A e D receberam dois prémios. À equipa que se classificou em primeiro lugar  foi atribuído um livro , tendo a possibilidade de escolher  entre os ”Contos tradicionais” e “As maravilhas do mundo”.  Foi uma prova bem disputada e competitiva, onde foram testados os conhecimentos de Português.




Clube Europeu - Dia da Felicidade em Porto de Mós



Este ano, o Clube Europeu da Escola Secundária de Porto de Mós resolveu colaborar nas comemorações do Dia Internacional da Felicidade (20 de março), organizando diversas atividades.
A entidade promotora destas celebrações, as Nações Unidas,  escolheu, para protagonizar a campanha Small Smurfs Big Goals, umas pequenas e divertidas personagens – os Smurfs que, apesar do tamanho, ajudaram a promover os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Procurando contribuir para esta iniciativa, o Clube Europeu procedeu à divulgação do vídeo das Nações Unidas e elaborou um painel com informações sobre esta temática.
Para entrar verdadeiramente no espírito deste dia e homenagear as mascotes 2017, os elementos do Clube europeu decidiram apresentar-se vestidos de Smurfs e participar numa divertida sessão de pinturas faciais com a colaboração da maquilhadora/palhaça Daisy da Biblioteca Municipal. Também, foi organizada uma Banca de doces da Felicidade com a ajuda dos Encarregados de Educação que expôs deliciosos bolos com decorações cheias de cores.


Além disso, no sentido de alargar o alcance desta iniciativa e  de espalhar felicidade pela Vila de Porto de Mós, foi elaborada uma “Happy Box” que reuniu, em saquinhos coloridos, inúmeras frases que foram posteriormente distribuídas por toda a comunidade escolar. Deste modo, os animados Smurfs portomosenses saíram da Escola e percorreram alegremente as ruas desta Vila, incentivando todos a cooperar na criação de um mundo mais pacífico e feliz.





terça-feira, 21 de março de 2017

Alunos do Agrupamento de Porto de Mós visitam o Diário de Notícias


No passado dia 10 de março os alunos do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós dos cursos de Multimédia, Saúde e de Proteção Civil dos anos de escolaridade 10º,11º e 12º , assim como as alunas do Clube de Jornalismo Escolar “Janela Aberta”, visitaram a sede do Diário de Notícias, em Lisboa.
Durante a visita puderam tomar conhecimentos dos diferentes departamentos que constituem o Diário de Notícias, distribuídos pelos cinco andares da Torre E, onde agora se situa o Jornal, e tiveram a possibilidade de participar num WorkShop de jornalismo centralizado no tema “Saúde”.

A maioria dos alunos gostou, tendo adquirido inúmeros conhecimentos, o que tornou a visita memorável.