terça-feira, 13 de março de 2018

Convento de Mafra: realidade e ficção


No passado dia 26 de fevereiro, a turma do 12°ano dos cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Multimédia deslocou-se a Mafra, juntamente com as professoras Susana Fetal e Carolina Ângelo, para conhecer o Convento de Mafra numa visita temática e assistir à representação da peça de teatro “ Leitura Encenada de Memorial do Convento”, no âmbito do estudo da obra de José Saramago.
Ao chegar a Mafra, os alunos ainda dispuseram de alguns minutos antes do início da visita guiada pelo enorme convento, tempo esse que aproveitaram para conhecer o seu jardim interior.
De seguida, encaminhados por Clara Silva, guia responsável pela visita, foi-lhes explicado pormenor a pormenor a construção daquele que é talvez o maior monumento feito em Portugal. Muitos aspetos da obra foram mencionados e os alunos interagiram, respondendo às questões da guia. No final, ficaram com a sensação de terem assimilado melhor aquilo que tinha sido dado em contexto de aula.


Seguiu-se um almoço convívio entre alunos e professoras, que permitiu também conhecer um pouco mais dos espaços envolventes ao Convento.
Na parte da tarde, seguiu-se o teatro que na opinião dos alunos "foi muito divertido e foi uma ideia excelente da parte dos professores terem-nos proporcionado esta oportunidade de aprender de uma maneira diferente".

           
De regresso a Porto de Mós, os alunos trouxeram de Mafra um sentimento de gratidão pela oportunidade de que puderam usufruir e a convicção de que estas atividades motivam a curiosidade pelas obras e um maior gosto em estudá-las em aula.

              Márcia Valentim




                                                                                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário